Como seu negócio atende a população desbancarizada?

[:pb]cedulas_medio

 

 

No Brasil, milhões de pessoas não são atendidas por serviços bancários ou cartões de crédito, seja por uma cultura regional ou a limitação pela faixa etária. No entanto, isso não significa que estas pessoas não estejam no mercado de trabalho, não façam transações ou deixam de ter desejos e necessidades de consumo.

Alguns números ainda podem apresentar diferenças, dependendo da fonte: A Febraban aponta cerca de 23 milhões de brasileiros não possuem conta bancária ou cartões de crédito e o Instituto Data Popular destaca 55 milhões. O fato é que estima-se que esta parcela de não-bancarizados seja responsável pela circulação de mais de R$ 500 bilhões por ano. Um mercado que está longe de ser desprezado.

Segundo uma pesquisa realizada pela E-Prepag com mais de 2.500 clientes de seus Pontos de Venda, que em sua maioria não possuem conta bancária ou cartão de crédito, esta população apresenta que :

  • 82% possuem smartphones
  • Elegem games, filmes, séries, música e redes sociais como preferência de entretenimento
  • 76% já fizeram compras em lojas virtuais
  • 95% sabe exatamente como funcionam os serviços de streaming
  • 80% possuem internet banda larga em casa
  • Acompanham de perto as movimentações tecnológicas

Ao se contratar um gateway de pagamentos, diferentes meios de pagamentos são oferecidos e alguns deles até podem viabilizar uma venda sem vínculo direto com bancos ou cartões. Mas o cliente fica satisfeito em se deslocar até um banco ou casa lotérica para pagar um boleto e aguardar 2 dias úteis para receber o produto ou serviço?

A pesquisa realizada pela E-Prepag mostrou que o que eles mais valorizam ao comprar um crédito pré-pago em um estabelecimento comercial é a possibilidade de se pagar com dinheiro e receber o benefício (a compra) na hora, sem aguardar prazos bancários. Ao oferecer este tipo de atendimento, a empresa passa a fidelizar o modelo de consumo e cria-se uma recorrência de compras: 60% dos clientes dos Pontos de Venda da E-Prepag possuem recorrência de compra de pelo menos 2x em um prazo de 30 dias.

Portanto é bom ficar atento as oportunidade que esta população, que compreende um volume maior do que a totalidade da população de um país como o Chile, pode trazer para cada tipo de negócio.[:]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *